maio 16, 2014

15 fatos fascinantes sobre os sonhos


Os sonhos são misteriosos, nos levam para lugares distantes com rostos desconhecidos. Será? A lista que você verá a seguir mostra 15 fatos fascinantes sobre os sonhos!


1. Você esquece 90% dos seus sonhos

5 minutos após acordar metade do que você sonhou é esquecido. Em 10 minutos 90% se foi.



2. Cegos também sonham

Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ver imagens em seus  sonhos . As pessoas que nasceram cegas não vêem quaisquer imagens, mas têm  sonhos  igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos da audição, olfato, tato e emoção.


3. Todo mundo sonha

Todos os humanos sonham (exceto em casos de extrema desordem psicológica). Se você acha que não está sonhando - na verdade você está esquecendo dos seus sonhos.



4. Em nossos sonhos só vemos rostos que conhecemos

Nossa mente não está inventando rostos - em nossos sonhos, vemos rostos de pessoas reais que vimos durante a nossa vida, mas podemos não saber ou lembrar de quem são.  Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos em toda a nossa vida, por isso temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.



5. Nem todo mundo sonha em cores

Um total de 12% das pessoas que enxergam sonha exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores. Estudos de 1915 até a década de 1950 afirmou que a maioria dos sonhos eram em preto e branco, mas esses resultados começaram a mudar na década de 1960. Hoje, apenas 4,4% dos sonhos de pessoas com menos de 25 anos são em preto e branco. Pesquisas recentes sugerem que essas mudanças são resultados da transição da TV em preto e branco para a TV colorida.



6. Sonhos são simbólicos

Se você sonha sobre algum assunto em particular não necessariamente o sonho é sobre isso. Sonhos falam em uma linguagem profundamente simbólica.


7. Emoções positivas e negativas

A emoção mais comum experimentado nos sonhos é a ansiedade. As emoções negativas são mais comuns do que os positivas.



8. Você pode ter de 4 a 7 sonhos em uma noite.

Em média, você pode sonhar por uma ou duas horas por noite.



9. Animais também sonham

Estudos foram feitos em espécies diferentes de animais, e todos eles apresentaram as mesmas ondas cerebrais durante o sono com sonhos, como os seres humanos. Assista a um cão dormir em algum momento, eles mexem as  patas - isso é resultado de um sonho.


10. Paralisia do corpo

Duranta o sonho o corpo é paralisado por um mecanismo no cérebro para impedir que o sonho faça com que o corpo físico se mova. No entanto é possível que esse mecanismo seja disparado antes, durante, ou depois do sono, enquanto o cérebro desperta.


11. Estímulos externos

Nossa mente interpreta os estímulos externos e bombardeiam nosso cérebro para estes fazerem parte dos nossos sonhos. Isto significa que por vezes em nossos sonhos, estamos sonhando com algo relacionado ao som escutado recentemente. Por exemplo, você pode estar sonhando que você está em um concerto, enquanto o seu irmão está tocando uma guitarra durante o seu sono.


12. Homens e mulheres sonham de forma diferente

Homens tendem a sonhar mais sobre outros homens. Cerca de 70% dos personagens de sonho de um homem são os outros homens. Por outro lado, o sonho de uma mulher contém um número quase igual de homens e mulheres. Afora isso, os homens geralmente têm emoções mais agressivas em seus sonhos do que as mulheres.


13. Sonhos de premonição

Pesquisas indicam que entre 18% e 38% das pessoas já experimentaram um sonho premonitório e 70% experimentaram déja vu. O percentual de pessoas que acreditam que o sonho premonitório é possível é ainda maior - que varia de 63% a 98%.



14. Se você está roncando, então você pode não estar sonhando

Este fato é relatado em muitos sites pela Internet, mas estou um pouco desconfiado se é mesmo verdade - não encontrei nenhuma evidência científica que comprove essa afirmação.


15. Você pode ter um orgasmo durante o sonho

Você pode não ter relações sexual tão agradáveis como em sua vida real, mas sonhando você pode experimentar um orgasmo tão forte como o real. As sensações sentidas durante o sonho lúcido (toque, prazer e etc.), pode ser tão agradável e forte (ou ainda mais fortes), como as sensações experimentadas no mundo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário